Remédios caseiros para tratar parasitas do seu cão

Os medicamentos caseiros, são melhores para a saúde do seu cão, e funcionam tão bem quanto os medicamentos fabricados em laboratórios, que muitas vezes podem até ser tóxico para o seu cãozinho. Se o medicamento caseiro for feito de forma correta, seu cãozinho poderá ser curado de forma natural, existem também tratamentos com homeopatia, que muitos donos já estão usando em seus cães.

Outro dia encontrei num livro de ciências de sexta série, a seguinte dica bem interessante:

“Cuide bem do seu animal de estimação, em vez de dar banho anti-pulgas, misture alho na comida do animal, por alguma razão, as pulgas odeiam alho, que serve também como vermífugo natural.” Livro: Ciências e Educação Ambiental (Daniel Cruz)

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Hoje em dia os veterinários dizem que o alho é tóxico para cães, e porque antigamente todo dono dava alho para acabar com os vermes dos seus cães, e eles eram saudáveis, sem problema algum. Uma vantagem do alho, é que as pulgas sendo agentes causadores dos vermes, odeiam o alho.

O alho é um vermífugo natural, apesar de muitos veterinários afirmarem que ele seja tóxico para os cães, alguns estudos científicos, consideram o alho como um remédio contra vermes bem seguro, pois os vermífugos encontrados nas pets são tóxicos, funcionam como um veneno para matar os parasitas que vivem dentro do cão.

Como usar o alho no seu cão:

Foto Divulgação

Foto Divulgação

. O alho pode ser adicionado cru na ração do cão, mas também pode ser usado o alho em pó. Ou então fazer um chá da casca, dessa forma não fica tão forte e contém todos os compostos do alho. Se preferir dar o alho puro, a quantidade vai depender do tamanho do cão, se for de médio e grande porte, 1/2 dente de alho e depois de 15 dias repete a dose, mas se for de pequeno porte, corta o alho em quatro e dá um pedacinho, depois de 15 dias, novamente. Basta misturar no patê ou no peito de frango ou na ração do cãozinho.

Só use em cães depois de 1 ano, uma vez por mês, pegue um dente de alho, corta em 4 partes e dá uma parte por dia. Uma vez por mês repete o procedimento.

Existem outros vermífugos naturais, que eram muito usados antigamente, como a farinha de semente de abóbora, chá da casca do abacate, chá de folhas e sementes de erva doce, chá de hortelã-pimenta, e óleo de mamona. A semente de abóbora, pode ser usada em forma de farinha, basta secar e tostar as sementes no forno e depois triturá-las.

Algumas ervas podem aliviar a irritação causada por pulgas e carrapatos no seu cão

.A infusão com folhas de arruda com água, podem afugentar as pulgas e carrapatos do seu cãozinho.
. O chá de Melaleuca, é ótimo para o combate das dermatites causadas por pulgas e carrapatos, como é muito difícil conseguir a planta aqui no Brasil, podemos usar o óleo de melaleuca, que pode ser adquirido em qualquer farmácia.
Como fazer: Dilua algumas gotas do óleo de Melaleuca em água, coloque essa mistura em um frasco com spray, pulverize a solução nas áreas que o cão mais coça.

Curiosidades:

O alho é um antibiótico, anti fungicida e antiviral natural, protege o corpo de infecções e elimina toxinas, muito cuidado com a quantidade ingerida, prefira o alho natural ao óleo em cápsulas.

Dica: Para evitar o sabor do alho na garganta, corte o dente de alho ao meio e retire o miolo
central antes de usar.