Receita Caseira para tratar alergias das patinhas dos cães

Foto Divulgação

Quando o cão fica lambendo as patinhas sem parar, os veterinários dizem que pode ser estresse, alergia ou fungo. Alguns sinais de alergia: vermelhidão, calor, dor e coceira.

Como sou mãe de um cãozinho lindo, Shitzo muito saudável, passei por este problema, há alguns dias e, fiquei muito preocupada.

Um dia antes, de começar a coceira nas suas patinhas, ele tomou banho e fez uma tosa, estava limpinho sem problema algum, achei que a coceira era da tosa das patinhas, pois na Pet, eles tiram aqueles pelinhos que protegem suas patinhas, com uma maquininha pequena, eu mesma vi eles passando a maquininha em outro cãozinho.

Então comecei a pesquisar e, descobri que a a coceira poderia ser uma dermatite de contato irritante, alguns cães são sensíveis a substâncias como xampus, perfumes, talcos e até a produtos de limpeza utilizados para limpar o chão de casa.

A alergia acontece porque a pele dos cães é pobre em gordura. Alguns cães já nascem com predisposição a desenvolver sensibilidade, que vão desde alimentos a picadas de pulga, carrapato, fungos, bactérias ou produtos de limpeza.patinhas

Então… lembrei que passados dois dias da tosa, levei meu cãozinho pra passear(ele adora passear), e quando cheguei em casa, fui passar os lencinhos umedecidos nas suas patinhas, como de costume, mas tinha acabado, o que eu fiz, peguei o pano de limpar o chão que estava dentro de um balde com produto de limpeza, aqueles que limpam e dão brilho, e passei nas patinhas, de manhã e de tarde. A noite ele já começou a lamber as patinhas, fiquei preocupada, não sabia o que podia ser, algumas pessoas disseram que era um fungo, outras disseram que era alergia, e as patinhas já estavam vermelhas de tanto ele lamber, passei pomada pra alergia ele lambeu a pomada, então comecei a pesquisar o que poderia ser, descobri que poderia ser alergia do produto químico.

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz

Como tratei a coceira das patinhas do meu cãozinho:

Frederico

Frederico

Levei meu cãozinho pra passear, e distrai ele para esquecer um pouco a alergia, depois lavei as patinhas com água e sabão neutro, enxaguei bem, depois diluí água com um pouquinho de vinagre e derramei sobre as suas patinhas, aliviou muito, ele não lambe mais.

Dicas:
– Procure dar banho no seu cão com produtos usados em crianças, que são neutros. os banhos devem ser feito com produtos neutros, perfumes e talcos devem ser evitados, assim como o uso do secador muito quente.

– Para evitar a coceira causada pela falta de gordura na sua pele, podemos passar um pouquinho de azeite de oliva, eles podem lamber, não faz mal.

– Evitar limpar o chão de casa com produtos que contenham substâncias cáusticas, como na água sanitária, ou outros produtos, lavar apenas com água, vinagre e álcool.

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz

14 Comentárioss em "Receita Caseira para tratar alergias das patinhas dos cães"

  1. Ana paula caldeira | 26 de fevereiro de 2014 at 18:34 |

    Adorei as dicas

  2. Cães & Cachorros | 9 de março de 2014 at 13:05 |

    Obrigada, sempre procuro postar receitas caseiras, que são bem úteis!

  3. Eu adoro usar vinagre para limpar as coisas. Algumas vezes na semana eu coloco 1 colher de chá de vinagre de maçã na comida do meu cão e também o uso p limpar as suas orelhas. Estava procurando uma forma natural de limpar as patas dele e gostei da idéia. Vou passar a usá-lo p esse fim também.

  4. Marilene Gomes de Carvalho Braga | 5 de janeiro de 2015 at 6:24 |

    Oi!! Tb tenho uma SHITZO Fêmea,reparei o mesmo problema qdo.foi lavado e tosado,gostei da dica.vou começar hj,apesar do tratamento começar uma semana depois do acontecido.Um fato tb de ela ter sarna negra,pode ter vindo a prejudicar mais ainda,apesar de estar com a doença bem controlada.

  5. Bryan Douglas Santos Andrade | 13 de dezembro de 2016 at 18:20 |

    Ola, eu tenho uma Lhasa Apso, tbm esta passando por esse mesmo problema, deu nas 2 patas da direita, ambas estão abrindo feridas, irei fazer isso, obrigado pela ideia.

  6. Ola. Tengo um buldogue frances e esta lambendo demais as patas. Estava desesperada qdo lino seu comentario. Me ajudou muito! Acabei de usar o vinagre na agua e senti que ele fechou ate os olhinhos qdo eu aplicava. Parece que aliviou. Obrigada

  7. Sandra Moreno | 29 de novembro de 2017 at 9:53 |

    Pode ser vinagre de álcool?

  8. O meu cãozinho está passando por esse probleminha. Meu marido lava o lugar onde ele faz xixi,com cloro e sabão. Vou usar esses remédios caseiros. Adorei a idéia
    Obrigada!

  9. Obrigada pela dica, como tenho gato e cachorro no mesmo ambiente uso cândida e uso também herbalvet, vou me atentar, vou passar a usar mais vinagre e a minha n sai na rua.

  10. Obrigada pela dica! Vou experimentar no meu buldoguinho francês. Ele lambe muito as patinhas e morde porque sente coceira. Em casa tenho muito cuidado com produtos d limpeza, só usamos o Herbalvet muito bem diluído.

  11. Maria Helena | 9 de março de 2018 at 0:41 |

    O meu cão é border collie
    De 6 meses com 18k.
    Em uma das patas, apareceu tanto entre os dedos, como no início da canela. Entre os dedos só fica vermelho, na canela chegou a fazer uma feridinha, bem vermelha e sem pelo, pois ele lambe muito. Comecei a passar nebacetim, 2 X ao dia, a mando da veterinária. Chegou a fazer casquinha, mas de tanto lamber a casca caiu. Agora a veterinária mandou usar Arnica óleo ou gel.
    Um

  12. Cães & Cachorros | 4 de maio de 2018 at 16:16 |

    Pode sim!

  13. Pode ser vinagre de álcool para lavar as patas

  14. Cães & Cachorros | 6 de novembro de 2018 at 11:22 |

    Melhor é de maça!

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*