Por que os cães lambem as patas?

Muitas vezes os cães lambem as patas para chamar a atenção do dono, geralmente, ocorre por ansiedade, pela falta de estímulos, falta de atenção e falta de passeios.

Mas também a lambedura de patas, pode significar um processo alérgico, pela presença de pulgas, carrapatos ou micoses. Nesses casos a lambedura acontece por alergias a produtos químicos, grama, pulgas, carrapatos, poeira, etc.

E quando esse hábito começa a passar dos limites, pode se transformar em compulsão. Quando o cãozinho lambe até se machucar, ele retira a defesa natural da sua pele, dando chances para que doenças se instalem no seu corpinho.

Muito cuidado quando o cão fica muito tempo, lambendo suas patas, pode se transformar em compulsão, fazendo feridas que inflamam, leve ao veterinário, para que a dermatite seja tratada urgente.

Foto divulgação

Foto divulgação

Dicas para acabar com o hábito:

. Sempre que o cão começar a lamber suas patas, tente distraí-lo, invente brincadeiras, ocupe o tempo dele, procure não deixá-lo muito tempo sozinho, cães cansados, quando ficam em casa, dormem bastante.

. Leve o seu cão para passear e gastar energias, pelo menos 2 vezes ao dia.

. Se depois de descartar alergias a picadas de pulgas, então a lambedura pode ser comportamental, faça o cão entender que você não gosta, sempre que ele começar a lamber as patas, borrife água no seu rosto ou faça um barulho que o assuste.

. Se seu cão apresentar o comportamento compulsivo, leve-o a um veterinário para investigar a causa, só ele vai determinar a melhor forma de tratamento.

. Existem tratamentos homeopáticos para lambeduras de patas, algumas pets vendem.

Seja o primeiro a comentar "Por que os cães lambem as patas?"

Comente

Seu e-mail não será publicado


*