Por que os cães dormem tanto?

Frederico preguiçoso

Como o meu cãozinho anda dormindo muito, comecei a ficar preocupada, achei até que ele poderia estar doente, então comecei a pesquisar sobre o sono dos cães, e descobri que o que determina o sono dos cães é a raça, a idade e o estilo de vida.

Cães que ficam muito tempo sozinhos, e sem muito o que fazer, vão sentir mais sono. Muitas vezes eles dormem por tédio.

No frio assim como nós humanos os cães gostam de dormir mais, eles entendem que o frio pode prejudicar a sua saúde, então eles dormem para armazenar e economizar o máximo de energia possível. E com a falta de atividades, o sono acaba aparecendo e eles dormem mais do que nos outros dias.

Na verdade existem cães bem agitados, outros mais quietos, cães que dormem demais e cães que dormem pouco, cães que comem muito, ou que comem pouco. Lembrando que a preguiça excessiva de um cão deve sempre ser motivo de preocupação.

Quantas horas de sono podemos considerar normal?

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Os cães dormem cerca de 10 horas por dia, porém esse período pode ser maior se ele não tiver nada pra fazer, e não for um filhote. Um filhote dorme mais, até 16 horas por dia.

Entre todas as cochiladas, um cão adulto pode dormir até 14 horas por dia, mas algumas raças chegam a dormir 16 horas por dia. O sono depende de cada cão, e pode variar de acordo com a idade, raça, e ambiente onde vive.

Raças de cães mais preguiçosas

Algumas raças são mais preguiçosas que outras, e gostam muito de dormir. O Lhasa Apso, o Shy tzu e o Buldogue que possuem o focinho mais curto e respiram com maior dificuldade, cansam com mais facilidade e com isso dormem mais. Os cães castrados também ficam mais preguiçosos.

Sonolência demais é normal?

Frederico

Frederico


Muito cuidado com os cães que dormem demais, a sonolência além do normal também pode significar alguma doença. Se o cão sempre teve um comportamento ativo, mas ultimamente ele tem demonstrado desânimo e sonolência, é hora de observar. Sono além do normal, falta de disposição para passear e aumento de peso estão ligados ao hipotiroidismo. Tosse, falta de ar e cansaço pode ser um sinal de doença cardíaca.

Precisamos observar um cão dorminhoco demais, se ele era super agitado e ficou sonolento, de uma hora para outra, e sem motivo algum, melhor levá-lo veterinário.

E o seu cãozinho dorme muito?

3 Comentários on "Por que os cães dormem tanto?"

  1. Sim., eu tenho shy tzu fêmea 03 anos à tarde ela dorme muito.

  2. Oi o meu caozinho esta muito dormioco nao, sei o que acontece com ele.
    Ele era um cao bem atovo, divertido nao parava aos tres dias ele esta sem nem uma vontade, come pouco, mais dorme de mais, ou fica so deitado ja estou ficando muiro preculpada .

  3. Cães & Cachorros | 4 de maio de 2018 at 10:25 |

    Neste site temos apenas dicas, não damos consulta!
    Infelizmente só o veterinário poderá resolver!

Comente

Seu e-mail não será publicado


*