Óleo de coco, cicatrizante e antifúngico

As alergias e as infecções fúngicas incomodam os cãezinhos, quando eles lambem as patas, coçam as orelhas e esfregam o rosto são sintomas comuns de fungo no cão. O crescimento de fungos no corpo dos cães é chamado de candidíase, e pode causar irritação na pele e também nos olhos. O óleo de coco pode ser aplicado nas orelhas para aliviar os sintomas das infecções fúngicas. Se o problema de fungos afetar os olhos do cão, o óleo de coco pode ajudar a combater o fungo. As pessoas que sofrem de terçol ou olhos secos afirmam que aplicar o óleo de coco sobre a área afetada alivia os sintomas. O óleo de coco contém ácido caprílico, um produto antifúngico que combate a Candida albicans. O óleo de coco pode ser aplicado com segurança na pele, nas almofadas das patas, na boca e em torno dos olhos do cão.

De acordo com estudos, o óleo de coco tem propriedades anti-sépticas e antifúngicas, tanto para os humanos como para os cães. O óleo de coco pode ser usado para tratar lesões no corpo do cãozinho e, também proteger o organismo contra doenças infecciosas(virais e bacterianas). Isso se deve a gordura presente no coco, o ácido láurico. O ácido láurico é utilizado pelo organismo para fabricar um outro tipo de gordura (ácido graxo) denominado monolaurina, que ajuda a manter um sistema digestivo saudável tanto em cães como em seres humanos.

Alguns do benefícios do óleo de coco para os cães:

oleo de coco -– O óleo de coco puro contém ácidos que destroem as células de Candida albicans.
– Previne e trata o ferimentos e infecções fúngicas.
– Reduz reações alérgicas e melhora a saúde da pele.
– Reduz e elimina o mau hálito dos cães.
– Ajuda a reduzir o peso, aumenta a energia dos cães sedentários.
– Melhora a digestão e absorção de nutrientes.
– Desodoriza e elimina o odor desagradável do cãozinho.
– Cicatriza as picadas de pulgas, quando aplicada diretamente, o óleo de coco elimina a coceira e sensação de queimação, e acelera o processo de cicatrização.

No tratamento de Micoses:

Coloque gotas de óleo de coco num algodão, e passe suavemente na lesão três vezes por dia. Não deixe o cão lamber a lesão para que a recuperação seja mais rápida(eles costumam gostar do sabor do óleo e tendem a lamber), se necessário, cubra-o com gaze ou use um colar.

Na cicatrização de feridas

O óleo de coco é antibacteriano e antiviral, um bom cicatrizante para feridas. Após a limpeza da área afetada, aplicar óleo de coco sobre a ferida com um algodão ou cotonete. Enrole a ferida com gaze para proteger, mas não abafe. Troque o curativo, uma vez por dia, mantenha diariamente até que a ferida fique totalmente curada.

Na limpeza dos dentes:

– Adicione o óleo de coco num pano limpo, ou algodão e esfregue-o nos dentes do cãozinho para limpar os dentes e evitar tártaro.

Observação:

A dose recomendada para os cães é 1/4(um quarto) de colher de chá para cada 10 quilos de peso corporal duas vezes ao dia. Melhor falar com o veterinário, antes de iniciar o tratamento. Suspenda o uso do óleo de coco se o seu cãozinho tiver diarreia.

– Use óleo de coco virgem não hidrogenado, pois contém ácidos graxos, que são benéficos para a saúde em geral. Vendido em lojas de produtos naturais e algumas farmácias.

Foto divulgação- Dicas Peludas
Foto divulgação- Dicas Peludas

Deixe um comentário