Dúvida, deixar o cão peludo ou tosá-lo no verão?

Meu filho Frederico

Como nem chegou o verão, e já faz muito calor aqui em Porto Alegre, o meu Frederico(um Shitzu) já andava incomodado com o calor. Ele andava fazendo mimimi para caminhar durante o passeio diário, empacava no meio da rua pedindo colo, quando chegava em casa, só queria ficar deitado no piso do banheiro, ou procurando um lugar mais fresquinho pra descansar, então decidi fazer uma tosa radical.

Depois da tosa Frederico ficou sem graça, parecendo um ratinho, mas sem passar calorão. Tudo em nome do bem estar do meu filho de quatro patas.

Mesmo meu filho Frederico, tenha ficado sem pelos, acho que fiz a escolha certa, pois de acordo com veterinários, no verão temos que ter alguns cuidados especiais com os nossos amiguinhos, principalmente evitar o aumento temperatura do seu corpinho(hipertermia). A temperatura normal de um cão é de 38 a 39 graus, se a temperatura de um cão passar de 40 graus, ele corre risco de entrar em exaustão térmica. Enquanto nós temos mecanismos para mantermos a temperatura do nosso corpo estável, transpirando pela pele, os cães só fazem essa troca de calor através da respiração, pela língua, e transpiram somente pelas almofadinhas das suas patas.

Frederico, foto Lisa Roos

Frederico, foto Lisa Roos

Tosar ou não tosar?

Frederico

Frederico

Qualquer cão, independente da raça ou idade, quando submetido ao calor excessivo, passeios em horas muito quente, ou ficar em ambiente fechado(dentro de carro), sem água fresca, podem desenvolver a hipertermia. As raças de focinhos mais curtos, como Pug, Bulldogue, boxer, Pequinês, e shihtzu têm maior predisposição.

Todos os cães de pelagem longa, no verão, estão sempre com a língua de fora e deitados no piso. A impressão que temos é de que eles estão passando muito calor, chega dar uma agonia só de olhar para os coitadinhos. Tosar os cães de pelagem longa é uma dica para o verão, eles ficam mais felizes, com mais disposição para brincadeiras e passeios.

Vantagens da tosa
No verão uma boa tosa pode evitar muitos males, inclusive o controle dos visitantes indesejáveis, facilitando a visualização das pulgas e carrapatos. Ela é positiva sim, e se o arrependimento bater, em torno de 3 a 4 meses após a tosa, o cão ficará peludão de novo.

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz

Se o seu cãozinho tiver a pelagem longa, fique atento aos sintomas:

. Respiração ofegante

. Estresse e cansaço.

. Aumento da ansiedade do cão

. Batimentos cardíacos acima do normal

. Respiração muito ofegante, hipersalivação, tremores musculares, dificuldade de locomoção

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz

. Caso ocorra esses sintomas, leve imediatamente ao veterinário.

Dicas de dona de cão peludo:

Meu filho Frederico

Meu filho Frederico

. Mantenha os cães de pelo longo sempre tosados no verão!

. Leve seu cão pra passear, somente até as nove horas da manhã, ou a noite.

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz

. Mantenha água sempre limpa e fresca.

. Não deixe seu cãozinho em lugares quentes, expostos ao sol.

. Nunca deixe seu cão dentro de um carro, nem por meia horinha.

. Evite esforços com cães obesos ou que tenham alguma dificuldade respiratória, principalmente com as raças: pug, buldogue, boxer e shihtzu.

free shop rivera, freeshop, free shop uruguay, free shop rio branco, rivera uy, neutral, siñeriz

5 Comentárioss em "Dúvida, deixar o cão peludo ou tosá-lo no verão?"

  1. Olá .. um técnico em vet disse que se tosar na zero pode matar o cachorro. Segue abaixo. o que vcs acham:
    Gilmar Lanza Handler Groomer
    Nao faca igual da foto ,urgente ,não pode Tosar cães de pelagem longa crespa ou primitiva.VC pode matar seu dog.Vou explicar. Os cães não tem poros por conta disso não transpiram.Transpirar refrigera nosso corpo mas o deles não. A insolação causa hipertermia ,levando ao inchamento do cérebro causando fechamento de traquéia,obto.Por este motivo cada dog tem sua particularidade .No calor ele tem que ser escovados diariamente para não deixe nós sua pelagem é sua proteção .O ar entra pela boca a saliva resfria e refrigera seus órgãos. O calor interno só sai pela boca .E sua pelagem é sua manta térmica que mantém sua temperatura.Se tirar ela toda, vai aquecer sua pele automaticamente seus órgãos. Eles não tem poros, exemplo 37 graus no ambiente ,40 se estiver tosado .41 entra em choque causando inchamento no cérebro desmaio sangramento fechamento de traquéia por fim obto.A maior causa de hipertermia são em cães tipo buldog,pitbull.Eles estão expostos aconselho no calor ,fazer a higiênica mas aí pela sua escolha pode subir .raspar a barriga e subir quase na ponta do externo.Assim quando ele deitar ,conseguirá maior refrigeração. Diminuir tbm é uma opção para que ventos frios entre com facilidade mantendo sua derme ventilada mas protegida com a pelagem e a mesma manterá a temperatura corporal …… Mas nunca nunca mesmo faça igual da foto . Compartilhem

  2. Cães & Cachorros | 25 de setembro de 2015 at 17:58 |

    Ótima resposta, muito bom ouvir outras opiniões, os veterinários aqui do sul recomendam a tosa, é claro que tosa zero é exagero, eu por exemplo faço tosa bebê no meu Shy tzu, obrigada Angélica, continue dando outras opiniões.

  3. Certeza que ele é um shitzu ?? tenho um Lhasa que é igualzinho

  4. Cães & Cachorros | 13 de julho de 2016 at 22:16 |

    Hahahahaha tenho minhas dúvidas!

  5. Menina o Frederico ficou lindão tosado!!!! Sem graça coisa nenhuma…. rsrsrsrsrs….

Comente isso

Seu e-mail não será publicado.


*