Dicas para o seu filhote crescer Saudável

Além de carinho e atenção os filhotes também precisam de cuidados especiais com sua saúde, muito parecidos com os cuidados que as mães tem com seu bebê.

Os filhotes precisam de cuidados especiais

filhote3. O primeiro passo depois de adotar um filhote será levá-lo ao veterinário para fazer uma avaliação sobre a sua saúde, tirar dúvidas sobre alimentação, vacinação, anti pulgas e remedinho para vermes, afinal o filhote é um ser vivo e merece ser tratado com dignidade.

. Crie um ambiente seguro e quentinho, para que o filhote não sinta a separação de sua mãe, e quando precisar sair de casa, deixe um objeto pessoal seu com ele na caminha, uma roupa, ou qualquer coisa que tenha seu cheiro, isso o ajudará a não se sentir sozinho.

. Lembrando que os filhotes não devem fazer passeios antes de completar as 3 primeiras doses das vacinas, evitando o contato com o solo contaminado e com outros cães, durantes os 3 primeiros meses.

Foto Divulgação

Foto Divulgação

. Os filhotes só devem receber vermífugos a partir dos 20 ou 30 dias, eles devem receber vermífugos a cada 30 dias, até completarem 7 meses, mas depois que o filhote completar um aninho, os vermífugos podem ser dados a cada quatro meses.

. Todo filhote gosta de investigar o ambiente, comer porcaria do chão e morder sapatos sujos, com isso eles podem pegar doenças, carrapatos, pulgas ou ingerir ovos de vermes do solo.

. Alguns filhotes tem a mania de comer cocô, o risco desse hábito está na ingestão de parasitas ou doenças. Eles podem fazer isto por mudanças de ambiente, ou estresse. Para evitar que aconteça isso, assim que ele terminar de fazer seu cocô remova e limpe o ambiente. Tente chamar a atenção para outra coisa, brinque com seu filhote, e faça passeios, assim ele ficará mais calmo. Na maioria das vezes o comportamento passa naturalmente, mas se continuar o problema procure o veterinário.

images (1). Alguns filhotes roem os objetos de dentro de casa, esse comportamento pode ser por causa da troca dos dentes, isso ocorre entre dois e seis meses, os cães filhotes exploram o mundo com a boca, cheiram, lambem e engolem tudo o que encontram, para eles roer é uma brincadeira que vai aliviar o incômodo que ele está sentindo pela troca dos dentes. Se o cãozinho está roendo madeira e comendo pedras, pode ser uma deficiência nutricional, ou verminose.

. Se o filhote estiver com o nariz seco e quente, pode indicar febre, podendo ser uma infecção, hora de procurar o veterinário.

Faça suas regras:

Foto Divulgação

Foto Divulgação

. Ensine para o seu filhote quais são os seus limites.

. Quando ele estiver destruindo o tapete da sala ou o seu sapato, substitua por um brinquedo à prova de filhotes, como ossinhos ou brinquedos de borracha.

. Não deixe ele morder a sua mão, sempre substitua por um brinquedo, e não se esqueça, que é você quem deve estar no comando.

. Não bata nem grite com o seu filhote, ensine com petiscos, ao invés de punir, o reforço positivo deixa o cão comportado e inteligente, se você gritar ou bater deixará o seu cão medroso e triste.

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Boa Sorte com seu novo amiguinho!

Seja o primeiro a comentar "Dicas para o seu filhote crescer Saudável"

Comente

Seu e-mail não será publicado


*