Como controlar a infestação de pulgas e carrapatos?

Sabemos como é difícil controlar as infestações de pulgas e carrapatos nos nossos amiguinhos de quatro patas. A infestação ocorre principalmente, em dias quentes depois da chuva, na hora do passeio, quando os parasitas pulam no cãozinho.

Em um mês, dez pulgas colocam mais de 15 mil ovos no ambiente, sendo que em dez dias os ovos se transformam em novas pulguinhas, que em seguida, saem a procura de hospedeiros(cães e gatos). Além de alergias e coceiras, a pulga também pode transmitir algumas doenças. Os carrapatos podem transmitir doenças que, quando não tratadas, atacam os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas, podendo levar a morte do seu pet.

Aqui estão algumas receitas caseiras bem naturais contra pulgas e carrapatos.

Uso do vinagre:

Repelente caseiro 1:
1/2 copo de vinagre branco diluído em 1/2 litro de água, basta pulverizar essa mistura no pelo do seu cãozinho antes do passeio.

Uso do vinagre na limpeza da casa:
Acrescente 1 copo de vinagre com meio balde de água, e mais o produto que você usa normalmente. para desinfetar o chão, todos os dias.

Uso do limão e bicarbonato:

Foto divulgação

Foto divulgação

O limão também é um ótimo repelente de pulgas.
Misture o suco dos 4 limões com 1/2 litro de água e 2 colheres de bicarbonato de sódio, coloque essa mistura em um recipiente e pulverize sobre os pelo do seu cão a cada 2 dias. Não use o limão puro sobre a pele de seu pet.

Uso do limão na limpeza da casa:
Quando for limpar o chão de sua casa, coloque o produto que você usa normalmente, e acrescente o suco de dois ou três limões na água. O limão é um ótimo repelente de pulgas.

Repelente caseiro 2:
Coloque para ferver meio litro de água com dois limões cortados, com casca e tudo, deixe ferver por alguns minutos, deixe esfriar, acrescente uma colher de sopa de bicarbonato, coloque num pulverizador e aplique sobre seu cão com cuidado para não entrar nos seus olhos. Você também pode pulverizar os cômodos da sua casa para desinfetá-la.

Uso do chá de camomila ou arruda:

Prepare uma infusão de camomila ou arruda, deixe esfriar, em seguida com um pano limpo, aplique a infusão em toda a pele do seu cão, imediatamente os carrapatos começam a fugir do animal.

Uso do óleo de eucalipto:

Acrescente à água do banho do seu cãozinho, algumas gotas de óleo de eucalipto, para espantar as pulgas e carrapatos.

Uso do alho:

Adicione à alimentação diária de seu cachorro uma pequena quantidade de alho bem picado(1/4 de dente). O alho além de eliminar as pulgas, elimina vermes e previne seu cão de outras doenças.

Uso da levedura de cerveja:

Passe a levedura de cerveja na pele de seu cão. A levedura, além de ser repelente para as pulgas cura as feridas de suas picadas.

Uso do pente:

Existem à venda pentes especiais para acabar com as pulgas de seu cão, com dentes muito finos.
Escove seu cão todos os dias, cada vez que voltar de um passeio, em seguida lave o pente com água e sabão.pente1

Repelente caseiro para carrapatos:

Os carrapatos odeiam vinagre. Misturar água com vinagre em partes iguais, molhar um pano limpo ou algodão na mistura, escorrer e umedecer a pele de seu cachorro com ele, suavemente e com muito cuidado. Além de eliminar os carrapatos, também ajuda a preveni-los.

Aplique um pouco destas receitas caseiras em suas patinhas antes de levar o cãozinho para passear. Se pegar os carrapatos, mate-os para evitar que voltem.

Além de todos esses cuidados, também desinfete a ferida.

Ao retirar um carrapato do cãozinho, não coloque no lixo ou no chão, o melhor é queimá-lo. Em seguida limpar e desinfetar a casa para eliminar os ovos.