As Vantagens da Castração

Foto Divulgação

Hoje em dia os veterinários aconselham a castrar os cães bem cedo, eles dizem que castração é uma questão de saúde, e que pode prolongar a vida de nossos amiguinhos de quatro patas. Pesquisas mostram que, quanto mais cedo for realizada a castração, menores as chances de desenvolver câncer, a castração previne tumores, tanto em machos quanto em fêmeas, assim como outras doenças. O câncer é uma doença muito comum em cadelas, que recebem hormônios para evitar o cio. Um estudo concluiu que castrar cadelas antes do primeiro cio, diminui as chances de desenvolver câncer, e possuem apenas 0,5% de risco de desenvolver câncer de mama, aumentando para 26% após o segundo cio.

Outro estudo feito em cães machos por uma Universidade da Califórnia, a castração pode eliminar os maus hábitos dos cães. Durante o estudo, depois da castração, 94% dos cães deixaram de fugir, 67% deixaram de montar nas pernas do dono, 50% dos cães deixaram de demarcar território, e 60% dos cães deixaram de agredir outros cães.

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Quais as vantagens da castração?

. No caso das fêmeas, a castração pode evitar o desenvolvimento do câncer de mama, de útero, e dos ovários. Elimina o inconveniente da perda de sangue das cadelas no período de cio.

. No macho a castração evita o câncer de próstata, afastando também doenças sexualmente transmissíveis.

. A castração diminui a ansiedade e a excitação dos machos. Depois de castrados os machos ficam mais tranquilos, por não produzirem mais hormônios sexuais, os hormônios deixam os machos inquietos, quando uma fêmea está no cio. Os cães que convivem com fêmeas e não podem cruzar, ficam agitados, agressivos, e perdem peso.

. Sem contar que os machos não castrados, possuem maus hábitos, como demarcar território, fugir, montar nas pernas das pessoas, brigar com outros cães, a castração diminuiu o hábito do cão de urinar em móveis para demarcar território, e a urina também perde o seu cheiro forte.

. A castração reduz o número de cães sem lar, pois a maioria dos cães abandonados ficam nas ruas sem alimento, desnutridos, podendo sofrer maus-tratos.

Quanto custa para castrar um cão?

Depende do peso do cão, da sua idade, da clínica e da cidade, aqui em Porto Alegre, os veterinários cobram mais ou menos o valor de 300 a 500 reais, para castrar um cão. Existem também várias clínicas que realizam castrações a preços reduzidos, procure um veterinário solidário, ou uma ONG.

Quando fazer a castração?

Os veterinários recomendam castração ainda em filhotes, que é bem mais barata, mais rápida, e bem mais simples. Nas fêmeas é recomendado castrar antes do primeiro cio, nos machos antes de 1 ano.

A Castração engorda?

O cão não engorda devido à castração e sim porque necessita de mais exercícios. Para os cães não engordarem depois da castração, a quantidade de ração deve ser diminuída, e também uma hora de caminhada por dia.

Como funciona a Castração?

Nos machos, a castração consiste na retirada dos testículos, e a retirada do útero, trompas e ovários, no caso das fêmeas. A cirurgia é feita com anestesia geral, em uma semana o animal estará totalmente recuperado.

Depois da castração de um cão macho é importante fazer uma reeducação no cão.

Foto Divulgação

Foto Divulgação

“ Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de lutar por crianças ou idosos. Não há bons ou maus combates, apenas horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que não podem se defender. ”
Brigitte Bardot

Seja o primeiro a comentar "As Vantagens da Castração"

Comente

Seu e-mail não será publicado


*