Lá por volta dos 7 anos de idade, os cães começam a envelhecer, uma dica para evitar as doenças da velhice, é começar a observar os primeiros sinais, de qualquer doença, com visitas regulares ao veterinário, para detectar as doenças na fase inicial.
1. Obesidade
Cães mais velhos diminuem as brincadeiras, passando mais tempo dormindo, e pra piorar a situação, os donos oferecem mais guloseimas para tentar agradar, provocando a obesidade.
Dieta já!
2. Artrite
Com o passar dos anos as articulações dos cães começam a diminuir a lubrificação, provocando dor ao caminhar, deitar e levantar. Por este motivo é importante evitar a obesidade na velhice. Já existem tratamentos com acupuntura e fisioterapia, para melhorar a qualidade de vida do cão.
3. Doença periodontal
Se não for tratada, pode levar a perda dos dentes, dificuldade para se alimentar, perda de peso e baixa imunidade. A limpeza periódica feita pelo veterinário, podem ajudar na prevenção.
5- Câncer
Sabemos que essa doença não tem cura, mas já existem tratamentos para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos cães doentes. A única prevenção são exames periódicos, após os sete anos.
5. Problemas cardíacos
Cuidado, os cães não sofrem de enfartos súbitos, mas sim de micro-enfartos que vão enfraquecendo e degenerando o coraçãozinho deles.
Para evitar os problemas cardíacos:
. Após os sete anos, fazer exames periódicos.
. Escolher uma dieta balanceada, sem gorduras, para melhorar a qualidade de vida do cão.
. Nada de bifinhos e petiscos.
. Visitas regulares ao veterinário.
