Desde criança aprendemos que os cães são carnívoros por natureza, mas na verdade eles são considerados carnívoros oportunistas.
O carnívoro se alimenta de outros animais, são predadores e se alimentam de presas, mas os cães podem se alimentar de grãos, legumes e frutas. E podem se adaptar a uma dieta onívora. Onívoro(Aquele que obtém seu alimento de fontes vegetais e animais).
Os cães também são considerados carnívoros porque o organismo deles, necessita de proteínas para crescerem fortes e saudáveis.
A importância das Proteínas para os Cães
As proteínas mantém os cães saciados por um período maior de tempo, diminuindo a ansiedade. Sem contar que uma alimentação pobre em proteínas e rica em carboidratos, pode deixar os cães menos ativos. Quando um cão não recebe os nutrientes necessários, ele pode ficar obeso, apático, preguiçoso, sem energia, e sem vontade de brincar.
Um cão que se alimenta de ração pobre em proteínas, e com alto nível de carboidratos, pode ter dificuldades na digestão, pois os carboidratos dificultam a digestão dos cães, causando desconforto intestinal, gases ou diarreia.
Quer ter um cão saudável?
Então, é muito importante, oferecer alimentos ricos em proteínas e pouca quantidade de carboidratos, mas se você optar pela ração, escolha uma de boa qualidade, o mais importante é que seja rica em proteínas.
Muito cuidado com algumas rações comerciais, que são constituídas de sobras de açougue(farinha de ossos, tudo aquilo que iria pro lixo), farelos de milho e soja, quirera de arroz e muito conservante.
Se optar pela alimentação caseira, não esqueça de fornecer uma alimentação balanceada rica em nutrientes, principalmente proteínas.