Remédios caseiros para tratar parasitas do seu cão

302059061Os medicamentos caseiros, são melhores para a saúde do seu cão, e funcionam tão bem quanto os medicamentos fabricados em laboratórios, que muitas vezes podem até ser tóxico para o seu cãozinho. Se o medicamento caseiro for feito de forma correta, seu cãozinho poderá ser curado de forma natural, existem também tratamentos com homeopatia, que muitos donos já estão usando em seus cães.

Outro dia encontrei num livro de ciências de sexta série, a seguinte dica bem interessante:
“Cuide bem do seu animal de estimação, em vez de dar banho antipulgas, misture alho na comida do animal, por alguma razão, as pulgas odeiam alho, que serve também como vermífugo natural.” Livro: Ciências e Educação Ambiental (Daniel Cruz)

Hoje em dia os veterinários dizem que o alho é tóxico para cães, e porque antigamente todo dono dava alho para acabar com os vermes dos seus cães, e eles eram saudáveis, sem problema algum. Uma vantagem do alho, é que as pulgas sendo agentes causadores dos vermes, odeiam o alho.

O alho é um vermífugo natural, apesar de muitos veterinários afirmarem que ele seja tóxico para os cães, alguns estudos científicos, consideram o alho como um remédio contra vermes bem seguro, pois os vermífugos encontrados nas pets são tóxicos, funcionam como um veneno para matar os parasitas que vivem dentro do cão.

Como usar o alho no seu cão:

. O alho pode ser adicionado cru na ração do cão, mas também pode ser usado o alho em pó. Ou então fazer um chá da casca, dessa forma não fica tão forte e contém todos os compostos do alho, depois é só misturar no patê ou no peito de frango e na ração do cão. Se preferir dar o alho puro, a quantidade vai depender do tamanho do cão, se for de grande porte, um dente de alho e depois de 15 dias repete a dose, para um cão de médio porte, meio dente de alho, repetir a dose após 15 dias. mas se for de pequeno porte, corta o alho em quatro e dá um pedacinho, depois de 15 dias, novamente.

Existem outros vermífugos naturais, que eram muito usados antigamente, como a farinha de semente de abóbora, chá da casca do abacate, chá de folhas e sementes de erva doce, chá de hortelã-pimenta, e óleo de mamona. A semente de abóbora, pode ser usada em forma de farinha, basta secar e tostar as sementes no forno e depois triturá-las.

Algumas ervas podem aliviar a irritação causada por pulgas e carrapatos no seu cão

.A infusão com folhas de arruda com água, podem afugentar as pulgas e carrapatos do seu cãozinho.
. O chá de Melaleuca, é ótimo para o combate das dermatites causadas por pulgas e carrapatos, como é muito difícil conseguir a planta aqui no Brasil, podemos usar o óleo de melaleuca, que pode ser adquirido em qualquer farmácia.
Como fazer:
Dilua algumas gotas do óleo de Melaleuca em água, coloque essa mistura em um frasco com spray, pulverize a solução nas áreas que o cão mais coça.

Curiosidades:

O alho é um antibiótico, anti fungicida e antiviral natural, protege o corpo de infecções e elimina toxinas, muito cuidado com a quantidade ingerida, prefira o alho natural ao óleo em cápsulas.

Dica: para evitar o sabor do alho na garganta, corte o dente de alho ao meio e retire o miolo
central antes de usar.

36 thoughts on “Remédios caseiros para tratar parasitas do seu cão

  1. oi boa tarde,meu bbzinho ta dodoizinho e acho que é vermes.
    as fezes ta mole e com cheiro ruim forte,ta sem apetite e sem ânimo…magro e com olhos sujos sempre.
    o cha do alho seria uma boa opção no momento?
    preciso de uma resposta para agir rápido.bjuu!!

  2. Oi Janaína, acho que pode ser vermes sim, mas aconselho levar ao veterinário, em alguns casos, quando o cão está triste e sem apetite, o alho pode não resolver.

  3. por favor me da uma ajuda por favor meu cao era tao alegre,nossa agora ta sem açao nao brinca mais pois de uma hora pra outra ele ficou caindo das patas trazeiras,estao como se estivessem fracas,fica um lugazinho proximo uma das patas trazeira dele tipo assim pulsando como se estivesse com soluço e as noites ele chora muito mas durante o dia nao pq,me ajudem por favor ele nao deixa ninguem ver o que tem,tou muito preucupada pode ser paralisia.mas ele come tudo isso ta normal mas emagreseu muito ele tem muito pelo nao se nota mas quando dou banho nele sinto que ta magrinho….bjs e me da uma dica ai vai

  4. Oi Neide aconselho levar ao veterinário, em alguns casos, os remédios caseiros não resolvem, principalmente se ele está triste e sem apetite.

  5. Oi boa tarde, axei mto interessante a materia, mas gostaria de perguntar uma coisa, meu filhotinho de 2 meses esta triste e com vomito e com diarreia, ontem defecou com um pouco de sangue, minha tia Eh homeopata e me indicou um antibiotico natural q eu tenhu aki msm no meu quintal, anes axava q era virose, mas acabei de perceber q ele defecou ” lombrigas ” peqenininhas assim q ele tomou o antibiotico natural, posso fazer esse tratamento com o alho?

  6. Oi Leidi, os tratamentos caseiros servem para doenças simples, diarreia por alimentos ou vermes, mas quando o caso for mais sério com sangue nas fezes é melhor consultar um veterinário.

  7. Oi eu adotei um dalmata adulto e ele esta aprensentando verme nas fezes.Qual a quantidade diaria de alho devo usar? Ele pesa 24 kilos.

  8. Oi Fábio, experimenta meio dente de alho uma vez por semana, e também use sementes de abóbora torrada e triturada, misturada a ração, basta secar e tostar as sementes no forno e depois triturá-las. mas se ele tiver muitos vermes é melhor comprar um vermífugo numa agropecuária, depois sim use o tratamento caseiro para evitar novas infestações.

  9. Ola, tenho 6 filhotes de cachorro e alguns estao com vermes, lombrigas, quando defecam elas saem, quero saber se o cha de alho seria eficaz, e como seria pra dar este cha de alho, obrigada

  10. Oi Sara, todo filhote possui vermes, mas é preciso combatê-los, e como eles são filhotes tenha muito cuidado, experimente fazer um chá de alho, coloque um dente de alho num copo de água quente, deixe esfriar e dê para o cães tomarem, pode fazer também chá das sementes de abóbora, depois que eles crescerem mais pode dar um pedacinho de alho puro direto na garganta do seu cãozinho, uma vez por semana.

  11. tenho 4 cachorros porem só dois se encontra com coceira o remédio passado pelo medico deles foi corticorten e cefalexina esta sendo usado e melhorou mais quando paro o medicamento a coceira volta sem contar que eles engordaram muito teria alguma dicas de remédios naturais por favor me ajude mande por imail antoniaalves80@hotmail,com

  12. Minha schanuzer ta comendo menos, coco e xixi normal,mais a barriguinha parece inchada..deve ser vermes..posso dar meio alho amassado?? cru?

  13. Oi, eu estou com dois filhotes com apenas quatro semanas a mãe deles faleceram no parto, estou criando eles na mamadeira!Estou com medo deles pegarem verme,o alho seria bom para evitar??

  14. Oi Rose, e Lucas, tudo bem? Todo filhote possui vermes, é preciso combatê-los, e como eles são filhotes tenham muito cuidado, experimentem dar um pedacinho de alho puro direto na garganta do seu cãozinho, uma vez por mês.

  15. Antônia para dermatite alérgica experimente misturar uma parte de óleo de melaleuca(pode ser comprado em farmácia de manipulação), misture com a mesma medida de água, coloque a solução em um borrifador, use sempre que seu cão estiver se coçando nas dermatites. Mas se for uma reação alérgica grave, o cão precisa ser levado a um veterinário imediatamente.

  16. Olá!
    Meu cachorro tem 02 meses, e está com a barriga muito inchada, estou achando que é verme o que fazer?

  17. Olá José Marciano, deve ser vermes sim, pois todo filhote sempre tem, o melhor a fazer é dar um comprimidinho de remédio para vermes para eliminar todos os vermes de uma vez, depois disso sim pode tratar com remédios caseiros.

  18. Oi tenho um pinscher e esta com três meses e já tomou duas vezes remédio pra verme mas ainda continua o que faço.

  19. Oi, parabens pelo blog. Tenho uma schnauzer de 4 meses que esta defecando vermes… uso alho? Obrigado

  20. OI Graciete, é assim mesmo, até um ano os filhotes costumam ficar com vermes, é importante dar um remedinho para eliminar tudo, depois sim pode dar meio alho a cada 30 dias.

  21. Oi Tiego, obrigada pelo elogio, continua dando o remedinho, mas tem que repetir depois de 15 dias, para matar os ovos, até 1 ano é normal eles ficarem com vermes, pois comem tudo o que encontram pela frente, não deixa de dar, depois de 1 ano, começa a dar meio alho a cada 30 dias.

  22. oi tenho seis cachorros um deles tá com verme muita verme. Ele tá tomando antibiótico amoxilina, devido um sangramento que nao para de uma de suas narinas, o que é mais indicado para ele. falei com dois veterinarios, um diz que pode dar e outro diz que nao pode, a verme que vi era pequena branca afilada no comprimento e uma ponta achatada mais ou menos 2cm.

  23. boa tarde.
    minha cachorra tem 2 anos está com algumas manchas escuras na pata, como se fosse pontinhos pretos , e perto do rabo um tipo de caspa.
    isso do alho sera que ira ajuda-la

  24. Oi Fernanda é difícil saber o que a tua cachorra tem, tenta as receitas caseiras e passa azeite de oliva na dermatite, mas se não melhorar é melhor perguntar para um veterinário, só ele poderá saber.

  25. Boa tarde!
    Minha cachorrinha tem 3 meses, e ta sem apetite, perdendo peso e os olhos estão amarelados. Alguma receita caseira pode ajudar?
    Desde já agradeço!

  26. Karina,
    Se o seu cãozinho pular uma refeição ou duas, em dias quentes, não é é preciso se preocupar, os cães conseguem ficar um dia sem comer, mas se ele ficar sem comer por mais de dois dias é preciso identificar a causa. E olhos amarelados, talvez seja melhor procurar ajuda de um veterinário, pelos sintomas que o seu cão apresenta, me parece ser causado por alguma doença infecciosa, sendo preciso identificar a causa rápido e tratá-lo com(antibiótico), com medicações injetáveis.

  27. Oi boa noite. Por favor, preciso de uma ajuda. Hoje de tarde pra noite, meu cachorro passou a chorar baixinho, se tremendo, um pouco quente, e sempre vai aonde costuma fazer cocô, se espreme, mas só sai uma ou duas gotas de um liquido, parecendo snague. O que posso fazer?

  28. É muito difícil saber qual a doença, por este motivo é preciso levá-lo ao veterinário, pode ser algo que ele tenha comido ou, uma infecção, sendo necessário tomar antibióticos.

  29. Oi Ruth, depende do tamanho, se for de grande porte, um dente de alho e depois de 15 dias repete a dose, mas se for de pequeno porte, corta o alho em quatro e dá um pedacinho, depois de 15 dias, novamente.

  30. Boa tarde,
    tenho um pitbull com 8 meses e ele esta triste, sem animo, come muito pouco, tem ramelas nos olhos constantemente e tenho a sensação que a barriguinha dele está inchada, so quer dormir, o que posso dar a ele?

  31. Olá, meu filinho tá vomitando vermes e tbm estão saindo nas fezes dele.
    E ele chora muito quando isso acontece.
    Acha qur o alho pode ajuda-lo?

  32. Oi David e Lina, pelos sintomas os filhotes de vocês, devem estar cheio de vermes mesmo, nesse caso o melhor a fazer, é comprar remédio para vermes numa veterinária, dar um comprimidinho e repetir a dose em 15 dias, para eliminar os vermes o mais rápido possível, depois sim, é aconselhável dar meio dente de alho de vez em quando, pode ser uma vez por mês, ou torrar sementes de abóbora, triturar e misturar a ração dos seus cães.

  33. Boa noite (aqui onde moro é bom dia)

    Minha cãozinha tem uns 5 meses. ë uma filhote de labrador e ele tah se coçando muito, apareceu manchas pretas na pele, e seu pelo tah caindo demasiadamente. Eu moro na indonesia e aqui nao eh facil encontrar veterinario. Eu busquei na net e percebi que eh parasita baseado nos comentarios e no que li. Há alguma forma de trata-la qnt a isso. ?

  34. oi Alan, os parasitas podem causar feridas e infecções de pele. Algumas alergias de pele podem ser causadas por alimentos, e também podem causar feridas. precisa descobrir qual a causa.

    1- Lave o cão com um shampoo antifúngico encontrado em pet shop.
    2- Passe um pouco de iodo para matar os fungos.
    3- Trate as infecções fúngicas localizadas, como micoses, com cremes e pomadas antifúngicas, compradas em pet shop. Cuidado a micose é contagiosa para nós humanos, lave bem as mãos após aplicar o produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>