Receita Caseira para tratar alergias das patinhas dos cães

patinhasQuando o cão fica lambendo as patinhas sem parar, os veterinários dizem que pode ser estresse, alergia ou fungo. Alguns sinais de alergia: vermelhidão, calor, dor e coceira.

Como sou mãe de um cãozinho lindo, Shitzo muito saudável, passei por este problema, há alguns dias e, fiquei muito preocupada.

Um dia antes, de começar a coceira nas suas patinhas, ele tomou banho e fez uma tosa, estava limpinho sem problema algum, achei que a coceira era da tosa das patinhas, pois na Pet, eles tiram aqueles pelinhos que protegem suas patinhas, com uma maquininha pequena, eu mesma vi eles passando a maquininha em outro cãozinho.

Então comecei a pesquisar e, descobri que a a coceira poderia ser uma dermatite de contato irritante, alguns cães são sensíveis a substâncias como xampus, perfumes, talcos e até a produtos de limpeza utilizados para limpar o chão de casa.

A alergia acontece porque a pele dos cães é pobre em gordura. Alguns cães já nascem com predisposição a desenvolver sensibilidade, que vão desde alimentos a picadas de pulga, carrapato, fungos, bactérias ou produtos de limpeza.

Então… lembrei que passados dois dias da tosa, levei meu cãozinho pra passear(ele adora passear), e quando cheguei em casa, fui passar os lencinhos umedecidos nas suas patinhas, como de costume, mas tinha acabado, o que eu fiz, peguei o pano de limpar o chão que estava dentro de um balde com produto de limpeza, aqueles que limpam e dão brilho, e passei nas patinhas, de manhã e de tarde. A noite ele já começou a lamber as patinhas, fiquei preocupada, não sabia o que podia ser, algumas pessoas disseram que era um fungo, outras disseram que era alergia, e as patinhas já estavam vermelhas de tanto ele lamber, passei pomada pra alergia ele lambeu a pomada, então comecei a pesquisar o que poderia ser, descobri que poderia ser alergia do produto químico.

Como tratei a coceira das patinhas do meu cãozinho:

Frederico

Frederico

Levei meu cãozinho pra passear, e distrai ele para esquecer um pouco a alergia, depois lavei as patinhas com água e sabão neutro, enxaguei bem, depois diluí água com um pouquinho de vinagre e derramei sobre as suas patinhas, aliviou muito, ele não lambe mais.

Dicas:
- Procure dar banho no seu cão com produtos usados em crianças, que são neutros. os banhos devem ser feito com produtos neutros, perfumes e talcos devem ser evitados, assim como o uso do secador muito quente.

- Para evitar a coceira causada pela falta de gordura na sua pele, podemos passar um pouquinho de azeite de oliva, eles podem lamber, não faz mal.

- Evitar limpar o chão de casa com produtos que contenham substâncias cáusticas, como na água sanitária, ou outros produtos, lavar apenas com água, vinagre e álcool.

3 thoughts on “Receita Caseira para tratar alergias das patinhas dos cães

  1. Eu adoro usar vinagre para limpar as coisas. Algumas vezes na semana eu coloco 1 colher de chá de vinagre de maçã na comida do meu cão e também o uso p limpar as suas orelhas. Estava procurando uma forma natural de limpar as patas dele e gostei da idéia. Vou passar a usá-lo p esse fim também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>