Coceiras, tratamento e soluções

Os cães podem se coçar por várias razões, muitas vezes é uma alergia causada por pulgas ou algum tipo de alimento, outras vezes a coceira pode ser causada apenas pela pele seca.

Alguns cães são muito sensíveis, e uma única picada de pulga, pode iniciar uma insuportável coceira, provocando uma dermatite alérgica.

Ao se coçar o cão pode arranhar a pele e arrancar pelos, deixando a pele sensível, resultando em infecções bacterianas.

Foto Divulgação

Foto Divulgação

O que fazer?

. Se seu cão estiver se coçando devido a pele seca ou uma irritação qualquer, experimente um tratamento caseiro, para diminuir a coceira, hidrate a pele com azeite de oliva.

. Para dermatite alérgica experimente o óleo de melaleuca(pode ser comprado em farmácia de manipulação). Misturar uma parte de óleo de melaleuca com a mesma medida de água, coloque a solução em um borrifador e use sempre que seu cão estiver se coçando nas dermatites.

. Se for uma reação alérgica grave, o cão precisa tomar antibióticos.

Mas se a coceira for causada por pulgas e carrapatos, ela pode ser combatida com aplicações de anti pulgas, mensais, existem diversos produtos no mercado, para combater as pulgas, como o Frontline, o Advantage, o Revolution, o Max 3 e outros, não importa o produto que você escolher, sempre leia e siga as instruções, todos os produtos contra pulgas e carrapatos, são venenos e, se usados de maneira incorreta, podem ser perigosos para a saúde dos nossos amiguinhos de estimação.

Comentários

65 comentários para: Coceiras, tratamento e soluções

  1. Obrigada palas dicas, e orientações que vcs. deram a mim em relação ao meu BICHINHO de Estimção

    ela esta precisando de ajuda , ja levei em Veterinarios, já comprei varios remedios e nada da certo , mas vou

    esperimentar algumas das dicas de vcs. ela esta com a pele do corpo todo.com erupções, muitas bolhas

    Suely

  2. Ola, minha cachorra está com muita coceira, cheio de manchas vermelhinha pelo corpo, pelo esta caindo e onde ela coça esta aparecendo feridas, recentemente estava com carrapato. Preciso de uma orientação.

  3. Olá, precisa tratar urgente parece um processo alérgico as picadas dos parasitas, talvez além de antialérgico, também precise de um antibiótico, o meu cãozinho começou a coçar e infeccionou, tive que tratar com antibióticos.

  4. Ola, tenho uma cadela mestiça Belga, ela não tem pulgs e nem carrapatos, e uma vez por semana dou banho com o sabonete mata-cura, mas não adianta as coseiras continuan, ela vive parece que matando pulgas no rabo e no lombo até onde ela alcansa e na pele dela tem uns pontinhos parecendo pedaços de espinho fincado na pele, ela até chora quando verifico se tem pulgas no rabo dela. ——Qual anti-biotico que podera resolver?

  5. Oi Silas, acho que a tua cadela tem alergia, pode ser até do sabão matacura, quem sabe experimenta, trocar o sabão por um shampoo neutro, e usa outro tipo de anti pulgas, cuida a alimentação, algo pode estar dando alergias, o melhor seria uma visita ao veterinário para dar um parecer melhor.

  6. Bom dia meu gato não para de se coçar não é pulga nem algo do tipo
    Qual remédio caseiro serve para esse tipo de coceira ???

  7. Olá meu amiguinho,está com uma alergia horrível, já usei antibióticos, antialergico, e nada resolveu, queria que me ajudassem pois já não sei oq fazer

  8. meu cachorro estava com carrapatos e agora apresenta pele escura na pele e coceira o que fazer obrigada , alguem pode me ajudar ?

  9. Deve ter ficado com alergia, procura investigar se não tem mais carrapatos ou pulgas, aplica um anti pulgas e carrapaticida urgente.

  10. Por favor eu preciso da ajuda de vocêis eu não tenho condições para levar o meu cachorro no veterinário e ele está se coçando muito pelo corpo todo ja a um tempo e da para ver entre os pelos dele que a pele fica toda vermelha da e ele esfrega muito o olho na minha perna como se estivesse coçando os olhos por favor me ajudem obrigado e que Deus abençoe.

  11. Olá Michel, em primeiro lugar tem que usar um anti pulgas específico para o peso do cão, também usar anti pulgas específico para o ambiente, se não for pulgas e carrapatos pode ser alergia, então deve dar um antialérgico, que pode ser comprado em veterinárias, procura não dar nenhum alimento que possa causar alergias, espero ter ajudado.

  12. Obrigado pela atenção e estarei orando por todos vocêis que prestam esse trabalho maravilhoso QUE DEUS ABENÇOE SEMPRE E MAIS UMA VEZ OBRIGADO POR TUDO.

  13. Boa tarde
    Meu cachorro esta se coçando muito ele não tem parasitas e se coça até depois que acaba de tomar banho.
    Eu notei umas bolinhas pelo corpo todo é uma espécie de cascão .
    Ele coça muito a pata .
    Gostaria de saber se tem algum tratamento sem contra indicação que eu possa estar usando.
    Desde já muito obrigado

    Att FabioJS Deus

  14. Deve ser alergia, pode ser a alimentação, ou mesmo o shampoo, procura usar shampoo neutro e uma ração antialérgica, se continuar compra um antialérgico.

  15. ola. meu cachorrinho esta com mjita coceira e os pelos estao caindo muito. esta ate com feridinhas nāo sei o qud fazer. me ajuda?

  16. Em primeiro lugar tens que observar se não é pulga e carrapatos, descartando pode ser alergia, experimenta as receitas caseiras, se não adiantar só o veterinário poderá dizer algo.

  17. Ola meus cachorros estao se cocando muito..e onde eles se cocam esta caindo o pela e dando umas feridas…e eles estao com pulgas tambem.. Me ajuda por favor?….joseline

  18. Olá Joseline, experimenta o óleo de melaleuca(compre em farmácia de manipulação). Misturar uma parte de óleo de melaleuca com a mesma medida de água, coloque a solução em um borrifador e use sempre que seu cão estiver se coçando nas dermatites.

  19. olá tenho uma cadelinha ela tá se coçando muito, fica uma ferida com casca preta e muito grudada na pele. o veterinário ja passou cetoconazol shampoo e via oral, mas n adiantou nada! por favor o q faço?

  20. Usa produtos com própolis verde, é anti inflamatório, anti fúngico e cicatrizante, já existem shampoos, condicionadores e gel de própolis para pets.

  21. Olá meu cachorrinho esta a cocando muito e mordendo a pata, percebi que esta tendo feridinhas pelo corpo com uma casquinha preta… Nao tenho condição de leva lo a um veterinário. Me ajude por favor estou desesperada

  22. Usa produtos naturais como própolis e babosa para cicatrizar, mas tem que ver se não é alergia ou pulgas.

  23. ola boa tarde ,tenho uma chow chow de 11 meses,nos últimos dias ela esta se coçando muito,não encontramos nenhuma pulga,alen de se coçar ela esta arrancando muito pelo e chaga a dar feridas,o que eu faço?

  24. Olá tudo bem? O primeiro passo é mudar a alimentação e o shampoo, usar alguns tratamentos caseiros, como passar óleo de coco extra virgem ou própolis nas feridinhas.

  25. Boa tarde
    Minha cachorra no domingo ela amanheceu inchado do lado levei a vet e passou os remédios mais agora ela esta se coçando muito nas patas e na vagina mim ajude por favor

  26. olá, bom dia , primeiramente quero agradecer a essa turma maravilhosa da Cães & cachorros pela atenção que vem dando as pessoas que pedem socorro. é um dom de Deus , usar a profissão para ajudar as pessoas que procuram uma solução para esses animais indefesos. agradeço á Deus por voces. pergunto aos senhores o que devo fazer já que meu cachorro que tem a raça misturada : ( pastor com cooler ) tem alergia a ração, já dei varios tipos e ele se coça muito , fica com manchas vermelhas e um cheiro desagradável na pele e as orelhas ficam inflamadas por dentro e saindo um prurido nos ouvidos. agradeço a voces, já que aqui não tem veterinário . fiquem com Deus

  27. Olá Alcindo, estive pensando, quem sabe o teu cão tem sarna demodécica, uma parasitose de pele, produzida pelo ácaro Demodex canis. É uma doença comum em cães, transmitido pela mãe, um defeito imunológico, que o cão não consegue combater este ácaro. O tratamento deve ser feito rigoroso com antibióticos, como: doramectina (Dectomax) e a moxidectina (Cydectin) são os mais eficazes e com menores efeitos colaterais.(por via oral e a duração pode ser de até 5 meses). A alimentação deve ser natural, sem aditivos e conservantes de forma balanceada, pode beneficiar a saúde e a qualidade de vida dos cães. Banhos com xampus neutros, muita limpeza no ambiente onde ele vive. Uma fatia fina de um dente de alho por dia, pois possui ação antibiótica e anti-inflamatória. Própolis é muito bom também, espero ter ajudado.

  28. boa noite , pessoal muito legal esse trabalho , venho aqui pedir auxilio , pois tenho duas cachorras vira latas a três meses atras troquei a ração delas agora lendo vários comentários de pessoas vi que todos os sintomas batem com o que esta ocorrendo com as minhas cachorras , o tratamento seria trocar a ração e tratar com antibiótico elas também não tem pulgas nem carrapatos , poderia me ajudar , desde ja agradeço por tudo e que Deus abençoe .

  29. Oi!
    minha cachorra é uma vira-lata,e toda vez que dou balho nela ela morde muito as costas e o rabo,e onde ela morde fica vermelho e depois descama como se fosse caspa.Fui à veterinária e ela disse que era alergia a sabão passou um shampool mas ela continua com a mesma alergia.

  30. Oi Letícia, com certeza é alergia sim, não esfrega muito e usa um shampoo neutro, passa produtos naturais na pele dela como babosa, aquela meleca que tem dentro da folha. Se ela tem muita coceira, tem que dar um antialérgico toda vez que ela tomar banho. Espero ter ajudado, beijos

  31. Oi, sou amante dos animais e tenho 5 cães, recentemente minha filha recolheu uma cachorrinha na rua e ela tem muita coceira na pele, já está com feridas de se coçar. Levamos a veterinária e ela fez o teste e disse que nnão é sarna. Estamos tratando com Traxonol já fazem 8 dias, além de banhos com o shampoo Peróxidex e até o sabonete mata cura, mas nada resolve. Ela tem umas feridasbem pequenas, parece espinha. OO quê devo fazer?

  32. Oi Claudete espera uns dias o remédio fazer efeito, depois experimenta babosa na pele, aquele líquido de dentro das folhas.

  33. BOA TARDE. GOSTARIA DE SABER SE O PERMAGANATO DE POTASSIUM É INDICADO PRA DAR BANHO NO CACHORRO, POIS TENHO UMA CADELA COM 8 ANOS QUE ELA JA ESTA ESTRESSADA DE TTO SE COÇAR, E A PELE DELA JA ESTA VERMELHA E QUASE SEM PELOS QUE DEVO FAZER.

  34. Boa noite katia, é muito difícil saber qual o problema das coceiras, existem várias causas, pode ser coceiras de pulgas, carrapatos, alergia a alimentos, alergia a alimentação, alergia a produtos químicos, sarna, etc.
    Evite banhos muito frequentes, que tiram a proteção da pele. Em cães alérgicos o ideal é dar banho com shampoo neutro a cada 8 ou 10 dias. Secar muito bem o cão após o banho, para evitar o desenvolvimento de fungos. Aplicar produtos anti-pulgas mensalmente. Mas se o seu cão apresentar uma reação alérgica grave, leve ao veterinário urgente, pois o cãozinho precisa tomar antialérgico e antibiótico.

    Dá uma espiada nessa matéria: http://caesecachorros.com/sarna-demodecica-cuidados-e-tratamento/

  35. Oi Ana é muito difícil saber, pode ser várias doenças, sarna, alergia, só um veterinário poderá saber. Boa Sorte

  36. ola tenho um cachorrinho e ele ultimamente esta com muita coceira ele esta se coçando muito . de tanto ele esta se coçando as feridas esta se abrindo e ficando um pouco melequenta .minha mae a pouco tempo deu remedio para ele para ele tomar so que nao adiantou nada ela ja usou sabao anti pulga (mata cura )mas nao adiantou nada tenho medo de remedios qualquer porque ele so tem 2 k e 350 ele tem um ano ele e pequenininho .por favor espero que me ajuda .

  37. Acho que tens que levar num veterinário, pois pode ser alergia ou outra doença, muito difícil tratar feridas sem ver.

  38. Minha cachorrinha tá com uma coceira terrível, coçar sem parar, estou incomodada com isso. Procurando alguma dica e encontrei a do uso de azeite de oliva, quero saber por quanto tempo tenho que passar.
    Já não tenho a conta de quanto gasto com ela em veterinário, shampoo, sabonetes, a alimentação dela é somente ração. Espero que sua dica me ajude, e se pode responder fico grata.

  39. Boa Noite Maricele, pelo que entendi ela tem uma alergia, tens que descobrir qual a substância que está causando a coceira, pode ser produtos químicos usados na limpeza da casa, alimentação, ou mesmo poeira, pulgas. Mas também pode ser sarna demodécica, que deverá ser tratada com antibióticos, e só o veterinário poderá receitar, usa o azeite de oliva até melhorar. Espero ter ajudado.

  40. Nunca é tarde, com um pouquinho de paciência é possível ensinar e educar qualquer cãozinho! Boa Sorte

  41. Estava investigando e deparei-me com este site e entre muitos gostei imenso. Sou angolano e resido em Luanda Angola. Há cerca de um ano minha filha adquiriu um cachorro mestiço que creio que a mãe tenha mistura com pastor alemão por várias caraterísticas e na gestação seguinte da mesma cadela ela foi buscar outra cria que me deu. Entretanto depois de me dar a cria disse-me que a referida cadela era muito remelenta e parecia sofrer de outras doenças e que a cria que ela levara da ninhada anterior era bem peludinha mas que se coçava muito o pelo caía e a pele nesses locais começava a ficar escura. Eu ainda lhe chamei a atenção de que se a mãe parecia doente e o cachorro dela estava com esses problemas não deveria ter-me trazido uma cria pois poderia ser genético. Desde os 4 ou 5 meses o meu cachorro também se começou a coçar muito e gosta muito de morder as patas traseiras e a cauda. Agora está com 9 meses e de há um mês para cá também começou a cair o pelo em várias partes do corpo, principalmente nas laterais e dorso e a pele primeiro fica avermelhada e por fim também escurece. Ela já vinha deitando algum pelo mas julguei ser a muda pois, como disse tem algumas caraterísticas de Pastor Alemão mas a pelagem escura apenas ficou na cabeça e cauda, o restante do corpo passou para a cor palha, só que agora está mesmo ficando sem pelo como atrás disse. O que será e o que me aconselha pois também ando doente e passando dificuldades e não tenho como levar ao veterinário. Por outra descarto alergia alimentar pois o da minha filha só come comida caseira e o meu desde que veio com pouco mais de um mês só come ração. Agradecia a vossa ajuda e termino com um abraço desde Angola.

  42. Boa noite Fernando, este site é apenas informativo, não costumamos dar consultas, apenas dicas. Pelo que entendi teu cachorro deve ter um problema grave de pele, e pode ter várias causas, desde alergia a picadas de pulgas até um problema genético transmitido pela mãe como a sarna demodécica, e deve ser tratada com antibióticos, e só um veterinário poderá receitar, desculpa, mas é muito difícil descobrir a causa sem ver o cãozinho.

  43. Pesquisei sobre coceira no corpo em humanos e descobri que a causa pode ser um problema no fígado que não consegue filtrar o sangue e as toxinas se acumulam na pele. Minha cadela fez quimioterapia e o exame de sangue acusou um problema sério no fígado. Ela se coça muito, mesmo após o banho. O problema deve se resolver quando ela recuperar suas funções hepáticas, que já está tratando.

  44. olá meu nome é Ricardo por favor me ajude, meu cahorrinho, esta com coçeira no rabinho na calda e chegou até tirar a pele de tanto coçar, e esta sentido dor a chora quando vai endar.

    me ajude o que devo fazer dica me de uma dica

  45. meu cachorro esta com muita coceira, ja dei varios remedio para carrapato, pulga, sarna e nada resolveu ele fica coçando e mordendo, o pelo esta cainda e varias manchinhas vermelha nos corpo. de tanto coçar e morder na parte trazeira e costas estão com feridas e fica melequenta e minando, oque eu faço não tenhodondição de levar ao veterinario

  46. o cachorro do meu sogro está com pulgas e com isso se coça muito e acabou ficando com machucados..tem algum remédio caseiro q eu possa borrifar mesmo com os machucados?

  47. Tenho um Lhasa de 12 anos, nos ultimos temos apos uns dias do banho, ele exala um odor muito desagravel, cheira muito forte, o posso fazer nesse caso? grato
    Flavio Pucci

  48. Olá! Tenho uma cadelinha que a algum tempo vem apresentando coceira e muita irritação no corpo. Ela é um cruzamento de maltês com poodle. Eu já levei 3 vezes ao veterinário e ele receita alguns remedios que até servem enquanto está fazendo uso, porém qdo ela para de tomar volta a mesma coisa de antes. Já não sei mais o q fazer. Estou desesperada. Será que não tem uma pomada que ajude a melhorar a coceira dela?

  49. Olá, tenho um Shih Tzu e está com feridas, o que posso passar, parecem cabelos encravados depois que leivei para tosar ficou assim.

  50. Minha cachorrinha está com uma coceira que não cura nunca já levei em vários veterinário gastei o que não tenho passa o tempo todo se coçando não tem pulgas nem carrapato .perde pelo a pele fica escura com bolinhas depois muda dê lugar daí onde tá vai sem pelo cresce novamente e assim isso caminha o corpo todo ela chora se coçando já usei dê tudo por favor me ajudem eu a amo. Se não for pedir muito me responde por email

  51. Ola, tenho uma cachorra viralata parecida com pastor , adotei da eua estava abandonada , quando apareceu em minha casa tinha alguns machucados que pareciam queimaduras úmidos e sem pelos , parecia maus tratos , estava também cheia de pulgas e carrapatos , dei banho e acabei com os carrapatos e pulgas , esses machucados sumiram , mas agora vi que seu pelos estavam todos grudados num local , na hora que fui dar banho tirei e vi que tinha um local sem pelo e úmido e parecia meio furada , tirei o pelo grudado e passei rifocina , mas não sei oque é isso poderiam me ajudar ?

  52. Alergia provavelmente? Cão com grosseirões na pele, perdendo pelo, não para de se lamber. Como tratar isso?

  53. Oi gente tenho um poodle de 6 meses tava coçando muito, gastei muito com remédios e nada ,ai vi num grupo uma dica foi tira e queda(um vido de óleo de côco 100lm duas colheres de enchofre )mistura no próprio vidro de óleo agita bem e passa no corpo todo deixa AGI de um dia para o outro lava com bastante champô .e pronto coceira nunca mais .E não e alérgico podem usar sem medo.

  54. Olá, minha cadela ultimamente se coça muito e está com ferimentos no lugar que ela coça, eu dou banho com matacura há anos e ela nunca teve isso, pode me indicar algo, por favor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *